sexta-feira, 16 de maio de 2008

UM BREVE HISTÓRICO SOBRE OS MUSEUS

A palavra museu tem origem grega, Mouseion, que significa templo das musas; no século III a.C, a mesma palavra foi usada para designar um conjunto de edifícios construídos por Ptolomeu Filadelfo, na Alexandria, caracterizando um local específico onde se fazia os estudos das artes e das ciências. O local compreendia a famosa biblioteca de Alexandria, um anfiteatro, um observatório, salas de teatro e estudo, um jardim botânico e um zoológico. O museu moderno surgiu entre os séculos XVII e XVIII, na Europa, quando famílias importantes passam a doar suas coleções para cidades como Veneza (Grimani), Bolonha (Crespi) e Verona (Maffei).

O primeiro museu como conhecemos hoje surgiu a partir da doação da coleção de John Tradescant, feita por Elias Ashmole, à Universidade de Oxford, conhecido como Ashmolean Museum. O Museu Britânico foi adquirido pelo governo para o uso dos cidadãos em 1759, por obra do parlamento inglês, na aquisição da coleção de Hans Sloane (1660-1753). E em 1793, o governo Revolucionário de Robespierre construiu o Museu do Louvre para acesso popular, no intuito de proporcionar cultura e lazer.




A partir do século XIX foram construídos os principais museus do mundo, como o Museu do Prado (Espanha), o Museu Mauritshuis (Holanda), o Museu de Versalhes (França) e o Museu de História Natural e o Museu de Arte Moderna (nos EUA). Hoje, o Conselho Internacional de Museus o classifica como um local para fins de preservação ou apresentação pública, que sirva aos interesses da comunidade.