sexta-feira, 16 de maio de 2008

FIZ E DEU CERTO!!


Professores, esse espaço é especialmente dedicado a vocês!
Aqui você poderá compartilhar com outros colegas suas experiências, atividades com seus alunos e idéias que poderão ajudar outros professores em suas aulas!!.

Segue abaixo uma contribuição da professora Patricia Cury:



Projeto: Quem sou eu?


O Projeto foi realizado com Ensino Fundamental II durante o ano letivo e contava com a participação de todas as disciplinas.
A proposta do projeto foi trabalhar com a construção da identidade do aluno no tempo e no espaço.

Encaminhamento do Projeto: Durante todo o ano letivo, o aluno pesquisou em cada disciplina algo relacionado a ele mesmo, a sua família, a sua escola, seu bairro, sua cidade, ao seu país.... E assim descobrindo tudo sobre ele e sobre o que estava em sua volta, ao final do ano foi montado um prontuário com todo material pesquisado e intitulado: quem sou eu?

Museu, História e Memória: dentro do projeto, coube a disciplina de história promover um contato entre o aluno e o museu a fim de despertar o desejo de conhecer mais sobre a história da sua cidade. Fizemos um percurso por vários pontos históricos da cidade, partindo do Museu de Campinas em direção ao centro, passando pelas ruas históricas da cidade e catedrais. No museu os alunos puderam apreciar parte do acervo em exposição e visitar a biblioteca que continha importantes documentos da história da cidade, onde pudemos trabalhar também, em sala de aula, a importância da preservação da documentação histórica e do monumento para se perpetuar a memória e história do próprio homem.
Todo esse passeio foi guiado por um professor do museu que ia contando toda a história da cidade onde os alunos tomavam nota e fotografavam tudo para assim escreverem mais um capitulo de sua própria história.



Dicas, sites de apoio para o projeto:

http://www.campinas.sp.gov.br/
http://www.centrodememoria.unicamp.br/
http://www.museudacidade.hpg.ig.com.br/

Nenhum comentário: