sexta-feira, 16 de maio de 2008

SUGESTÕES DE ATIVIDADES


ENSINO FUNDAMENTAL:

Brasil Republica

Faça um passeio virtual no museu da Republica.

http://www.republicaonline.org.br/html/pa/in_pa.htm

Faça uma visita virtual ao Museu e trabalhe a partir dos sentimentos dos estudantes: o que você sentiu ao ver as salas? Você se lembrou de algo em especial? Que pensamentos vieram à sua mente ao navegar nesta parte? Se os alunos fizerem, posteriormente, a visita "real", compare com eles as duas experiências.

Conte sobre a história do próprio prédio

http://www.republicaonline.org.br/html/cd/in_cd.htm

História do Palácio
Um palácio na Cidade
Presidentes no palácio
Visitantes no Palácio
Curiosidade

Faça uma viagem ao tempo e convide o aluno a fazer a experiência de, num salão do Palácio, ouvir trechos de músicas de diversas épocas.

http://www.republicaonline.org.br/reponlinenav/

Trabalhe a partir dos sentimentos dos estudantes: como você acha que as pessoas se sentiam naquele salão? O que você sentiu ao ouvir as músicas? Elas fizeram você lembrar de alguma coisa?
Em seguida, leve os alunos a refletirem e estabelecerem relações a partir dessas e de outras músicas: que críticas sociais e políticas podem ser detectadas, por exemplo, em determinadas marchinhas de carnaval?


Faça um paralelo com o conteúdo especifico trabalhado em sala de aula sobre a Republica no Brasil. Outros sites que trabalham o tema:

http://www.museudarepublica.org.br/
http://www.museuhistoriconacional.com.br/
http://www.mis.rj.gov.br/
http://www.cpdoc.fgv.br/comum/htm/
http://www.historianet.com.br/conteudo/default.aspx?categoria=24
http://www.cliohistoria.hpg.ig.com.br/
http://www.mp.usp.br/


PARA ENSINO MÉDIO:

Visita ao Museu da Imigração / São Paulo




IMIGRAÇÃO ITALIANA.

Antes da visita, os alunos farão pesquisas que podem ser "virtuais" para se interarem do assunto e dessa forma, compreenderem melhor o assunto quando entrarem em contato com o museu.

links sugeridos:
http://www.virtual.epm.br/uati/corpo/museu_do_imigrante.htm
http://www.memorialdoimigrante.sp.gov.br/

Nessa pesquisa que todos os alunos farão deve constar:

1 - Contexto histórico no periodo de imigração:

a) no Brasil
b) na Itália.

2- Principais motivos da imigração.

3- Regiões do Brasil em que os italianos imigraram.

4- Principal ocupação em cada uma das regiões.

5- Para os italianos que vieram para São Paulo, qual era o procedimento assim que chegavam?

Nesse museu, os estudantes irão entrar em contato com várias informações referentes a chegada dos italianos no Estado, tais como: uma biblioteca especializada em imigração e um acervo de centenas de fotografias e dezenas de gravações em vídeo de depoimento de imigrantes, certificados de certidões de desembarques, entre outras coisas.

Com essas informações, eles deverão traçar um perfil do imigrante, levantar dados de como foi a adaptação deles no país e a influencia que tiverão na economia.
Esse trabalho poderá ser feito em grupos onde as tarefas serão assim divididas:

grupo 1 - Cotidiano dos imigrantes ( fotos da época, festas, a relações nas colônias ou nas fazendas)
grupo 2 - Imigração e economia: do café à industrialização em São Paulo.
grupo 3 - Imigração e econimia II: os italianos no sul do país. Qual a diferença dessas colonias para as de São Paulo?


Unindo a primeira e segunda parte da atividade, todos os alunos terão contato com o tema, assim no final, o aprendizado será de forma total e não parcial, como ocorreria se o tema fosse simplesmente dividido entre os grupos.